segunda-feira, 10 de junho de 2013

Letra L


L

Lentilha:

Origem: É usada desde a Antigüidade, sendo um dos primeiros vegetais cultivados pelo homem e, ainda hoje, é muito apreciada, principalmente na Europa, Oriente Médio e Índia. Na região, onde hoje é a Síria, foram encontradas lentilhas em sítios arqueológicos, que datam de 9.200 a.C. a 7.500 a.C.
Tipos: Marrom, verde, amarela e vermelha (ou rosa).
Modo de consumir: Marrom: é servida quente ou fria, em salada, acompanhada de arroz ou com molho e massas; Verde: idêntica à lentilha marrom; Amarela: muito usada em pratos indianos; Vermelha: após cozinhar, fica com uma consistência mais cremosa, podendo ser usada em cremes, sopas, ensopados, cozida com arroz, em risoto, salada ou cozida.
Modo de preparar: Deixar de molho algum tempo antes de usar, no mínimo, por 6 horas ou por cerca de 12 horas.Convém aproveitar a água em que ficou de molho, para cozinhar depois, pois mantém o sabor e não perde nutrientes. Não convém usar panela de pressão para cozinhar as lentilhas, pois o tempo de cocção já é, normalmente, baixo. Se ficar de molho, bastam 20 minutos e,de molho, é, pelo menos, o dobro do tempo.
Valor calórico: 100 gramas = 200 Kcal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário