segunda-feira, 3 de junho de 2013

Letra B

B


Batatas:

Tipos: Batata Comum (ou Inglesa); Batata Baroa (ou mandioquinha);Batata Doce.
 
Batata comum ou inglesa:
 
Variedades: São inúmeras, sendo que no Brasil, são mais de 100 tipos e, no mundo, mais de 600.
Valor Calórico:  → Cozida = 75 calorias; Frita = 275
Modo de preparo: Em qualquer tipo de preparo, para evitar que as batatas escureça, depois de cortadas, é conveniente deixá-las dentro de uma vasilha com água, até o momento de usar.
Ao passar por um espremedor, as cascas das batatas cozidas, ficarão aderidas ao aparelho, não precisando, portanto, serem descascadas antes -  economiza-se tempo e as cascas desprendem-se mais uniformemente.
Se um determinado prato (sopas, por exemplo) ficar salgado demais, convém cortar algumas batatas cruas e acrescentar ao preparo, pois elas absorvem o excesso durante o cozimento.
Se descascou as batatas além do que calculou, basta colocá-las numa vasilha com água e acrescentar algumas gotas de vinagre. Essa providência conservará as batatas durante cerca de 4 dias.
Para conservar a cor original das batatas, depois de descascadas, convém cobrir com uma camada de farinha de trigo.
Tipos de uso: Batatas assadas com casca ou pele, batatas cozidas com casca, batata cozida sem a casaca, batata cozidas no vapor, em forma de purê, salada batata congelada.
Indicação terapêuticaDores de Cabeça → Evidentemente, é importantíssimo descobrir a causa dessas dores, pois de nada adianta eliminar os efeitos somente, se a causa persiste. Como medida paliativa, porém, pode-se colocar rodelas de batata crua sobre a testa, por exemplo;
Irritações da pele, picadas de insetos → Usar batata crua ralada sobre o local atingido;
Irritações do estômago e dos intestinos → Tomar suco de batata crua, em jejum, eventualmente, ajuda a combater esses males;
Câimbras das gestantes → Comer batatas cozidas, ajuda a eliminar esse mal-estar, devido ao potássio contido nelas;
Olheiras à Colocar rodelas de batata crua em cima das pálpebras, durante, pelo menos, 15 minutos;
Doenças renais à Algumas dessas doenças podem ser aliviadas, através da ingestão de batatas, graças ao alto teor de potássio que possuem – além do efeito diurético, mantém equilibrado o pH do organismo (potencial Hidrogeniônico: regula o binômio ácido/base, do corpo).


Batata Baroa:



Origem: Região da cordilheira das Andes - Da mesma família da cenoura.
Valor energético: 100 gramas = 110 calorias; cozida = 125 calorias.
Modo de consumir Em sopas, ensopados, cremes, papinhas, caldos, como também na forma de pães, purés, suflês, nhoques, bolos, sucos e as folhas, em saladas ou para alimentação de animais, principalmente coelhos e bovinos. Algumas pessoas a rejeitam, alegando gosto enjoativo, por ser ligeralmente doces.
Indicação Terapêuticas: Mantém a saúde da pele, sistema nervoso e aparelho digestivo (graças à Niacina), assim como promove razoável ação diurética.


 
Batata Doce:
 
Origem: Nasceu na América do Sul e foi levada para África pelos portugueses.
Tipos: Há vários tipos, mas as mais comuns e saborosas são: Virgínia (que tem a polpa amarelada) e Málaga (com a polpa rosada).
Valor Energético: 100 gramas de batata doce cozidas, fornecem 120 calorias.
Modo de Consumir: Ideticamente à batata comum, pode-se consumir esse legume de várias maneiras, seja em forma de purê, suflê, creme, no forno e de uma série de outras maneiras, conforme a criatividade culinária de cada um. As folhas, com alto valor nutritivo, na maioria das vezes, são desprezadas pelos consumidores, mas podem e devem ser consumidas como as outras verduras.
Indicação Terapêutica: É indicada no tratamento de cegueira noturna, da seborréia do couro cabeludo e em infecções das vias respiratórias. Pelo seu conteúdo de beta caroteno, previne doenças cardíacas, derrame e diversos cânceres A vitamina A é indispensável à vista, conserva a saúde da pele, auxilia o crescimento e evita infecções. As vitaminas do Complexo B (B1 e B5) evitam problemas de pele e ajudam na regularização do sistema nervoso e do aparelho digestivo. Os minerais, por sua vez, contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.
 
Berinjela:
 
Origem: Originária da Índia e da China, é cultivada na Ásia, desde a Antigüidade; atualmente é plantada em todo o mundo. É da mesma família botânica do pimentão, do jiló, do tomate e da batata.
Valor energético: 100g de berinjela: - crua, fornecem 23 calorias; - Ensopada: 69 calorias; - Frita: 218 calorias.
Modo de preparo: Deve-se prepará-la com a casca, para melhor aproveitamento dos nutrientes, porém, não é conselhável colocar as berinjelas numa vasilha com água e sal, porque alterará o sabor, além de provocar a perda de algumas propriedades nutritivas. Deve-se lavar bastante, em água corrente, retirando os cabinhos. Em seguida, conforme a receita indicar, corte-os com ou sem casca. Se for descascar e cortar em pedaços, não esqueça de que a polpa pode escurecer muito rápido. Para contornar essa situação, convém usar imediatamente ou, se não usar logo, deixe numa vasilha com água.
Modo de consumir: Há várias maneiras saborosas e saudáveis de aproveitar todo o potencial dessa hortaliça, que tem poucas calorias e é muito usada em pratos vegetarianos, podendo ser das seguintes maneiras, como sugestão: Frita à milanesa, ao forno, ensopada, recheada, em salada, em omelete, no vapor - salpique sal antes, combinada com queijos ou outro laticínio, purê, doce, pão, ao molho, gratinada, em conserva e gâteu.
Indicação terapêutica: Diminui o colesterol, controla os níveis de triglicerídeos e reduz a ação das gorduras sobre o fígado, ação comprovada cientificamente e amplamente divulgada; O suco da berinjela é usado nas inflamações dos rins, bexiga e uretra, funcionando como um poderoso diurético; Seu uso regular protege a pele e ajuda a regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, devido à ação da Niacina (vitamina B5); É indicada para auxiliar o tratamento de artrite, gota, reumatismo, diabetes; Tem poder laxante, indicada, portanto, nos casos de prisão de ventre; Combate a asma e a bronquite; É estimulante do fígado e pâncreas; Indicada para quem quer emagrecer, por ter um bom nível de Vitaminas A, B1, B2, B5 e C, além de potássio, cálcio e magnésio, como já foi dito; Combate as verrugas, esfregando-se o seu suco, várias vezes ao dia. 
 
 
Bertalha:
 
Características: É uma planta bem parecida com o espinafre e pode ser preparada da mesma maneira; suas folhas são verde-escuras, carnosas e geralmente têm uma forma pontuda.
Valor energético: Quando a bertalha é consumida crua, é quase zero; - quando cozida, cada 100 gramas, produz 19 calorias.
Modo de preparar: Separe as folhas dos talos; - Lave bastante as folhas em água corrente; - Escorra bem; - Se for preparada para cozinhar, não se deve usar água, mas, apenas, o vapor, da seguinte maneira: - Use uma panela para levá-la ao fogo baixo; - abafar por alguns minutos (8 a 10), tendo o cuidado de mexer de vez em quando; - para eliminar o excesso de líquido, logo após cozinhar, escorra bem as folhas e esprema.
Modo de consumir: Sempre levando em conta a criatividade culinária de cada pessoa, pode-se consumir a Bertalha em forma de salada, ou refogada, em sopa, omelete, acrescentada a cozidos, etc.
Indicação terapêutica: É uma hortaliça muito utilizada como: - auxiliar no combate a doenças do fígado; - nas hemorragias ocorridas depois do parto.
 
Beterraba:
 
Tipo: Trata-se de uma raiz e que tem 2 variedades, baseadas em colorações diferentes: - Branca: chamada de beterraba sacarina, pois dela se extrai açúcar; - Vermelha: usada na alimentação, como veremos em seguida.
Valor energético: Em 100 g, 48,9; Folhas: 38; – Cozida, 44,1 calorias.
Modo de preparo: Uma boa dica é deixar cerca de 3 cm do talo que une as folhas à raiz, não cortando rente, portanto. Vantagem: Evite que se perca o líquido da hortaliça durante o cozimento, aumentando assim o seu sabor. Ao cozinhar, deve-se ferver as raízes com a casca: facilita a retirada desta e ainda conserva mais os nutrientes. Depois que esfriarem, as cascas sairão facilmente e a raiz poderá ser fatiada, ralada, ou ser transformada em purê. Não desperdice a água do cozimento, onde acaba ficando parte desses nutrientes. O líquido pode ser congelado e, depois, aproveitado em sopas ou para preparar o arroz.
Modo de consumo: É muito utilizada na decoração de vários pratos, é servida ralada, crua - simples ou em salada, cozida, sopas, fervida é servida como acompanhamento, é usada em conserva (picles), bolo, pudim, torta, mousse, nhoque, carpacio, seca - granuladas ou prensada, vitaminas ( simples ou com uma fruta - laranja por exemplo), na cosmética e alimentação de animais; polpa.
Indicação terapêutica: Prevenção do câncer - devido ao grande teor de anti-oxidantes, fígado e vesícula - excelente auxiliar nis distúrbios desses órgãos, sistema imunológico, gripe e febre - o suco de beterraba é um remédio para combatê-la, anemia - bom auxiliar graças ao bom teor de ferro que possui, cálculos renais - podem ser aliviados tomando-se caldo de beterraba fervida pelo menos 3 vezes ao dia - descongestiona as vias urinárias, supra-renais e hipófise - é uma hortaliça que alimenta e protege essas glândulas de secreção interna, laxante - o suco é refrescante na eliminação das fezes.
 
Brócolis:
 
Origem:  Os brócolis, também conhecidos como brócolos, pertencem à mesma família da couve. É uma hortaliça originária da Itália e passou a ser conhecida no mundo todo, depois da emigração italiana no começo do século XX – há uma espécie de brócolis roxos, conhecida como brócolis-italianos.
Valor energético: 100 gramas de brócolis cru, fornecem 37 calorias, cozido 30 calorias.
Modo de consumir: Pode ser o prato principal ou servido de guarnição
Cozidos - e, saladas, sopas e suflês, frios - também em saladas, sozinhos ou misturados a outros legumes, refogados, gratinados no forno, recheio de tortas e pastelões, pudins e bolos salgados.
Modo de preparar: Ao cozinhar coloque o brócolis em pouca água fervente com sal, e mantenha a panela destampada durante todo o cozimento. Procure lavar com muito cuidado, removendo as impurezas.
Indicação terapêutica: Folhas: calmantes, purificadoras do sangue e ricas em minerais, flores: o caldo é calmante, diurético de combater as inflamações de tubo digestivo, flores e folhas: têm efeitos laxativo (devido às fibras que contêm), desintoxicante e regenerador celular, ajudar a prevenir e a tratar a anemia, proteger contra o câncer de pulmão, do cólon e da  mama, pois é rico em anti oxidantes betacaroteno e vitaminas C e E, protege contra doenças do coração e catarata, previne úlcera do estômago: recentes pesquisas de laboratório que uma substância química presente no brócolis - sulforafane, elimina a bactéria ''helecobacter pylori'', causa direta dos casos de úlcera  e câncer do estômago - ela resiste a antibióticos usados para combatê-la. 

Broto em geral:

Característica: É a forma mais elementar dos vegetais, chamadas de ''biogênicos'', significando dizer que geram a vida; são os micro nutrientes. Ao comer os broto, ingerimos a energia vital da planta, pois eles são o ponto mais alto mais alto de vitalidade do ciclo dos vegetais.
Tipos:  Soja, - alfafa - trigo - lentilha - arroz integral - grão de bico - gergelim - linhaça - girassol - nabo - repolho - brócolis - rabanete, são alguns exemplos.
Como Produzir: 1 - usar um copo ou jarra de boca larga; 2 - um plástico e um elástico para prendê-lo; 3 - enxaguar as sementes durante o dia; 4 - manter as sementes drenadas; 5- usar água muito limpa, não contaminada, seja ela fervida , filtrada ou de nascente.

Broto de feijão:

Modo de consumo: Saladas e refogados.

Brtos de alfafa:

Valor energético: 29 Kcal
Modo de consumir: Saladas, sucos, sanduíches e hambúrguer.

Bardana:

Origem:  Os gregos utilizavam essa planta como medicamento e, na Idade Média, foi muito usada no preparo de poções para várias enfermidades, como veremos em seguida. A Europa difundiu o seu uso, mas o Japão, com certeza, foi e é o seu maior consumidor, utilizando-a bastante na sua culinária típica. Aqui no Brasil, a bardana é cultivada com finalidade comercial, usada na alimentação, comercializada em feiras-livres e até em supermercados, geralmente anunciada como “GOBÔ”.
Outros nomes: Também é conhecida como: - erva-dos-tinhosos; - pegamassa; - carrapicho-de-carneiro e carrapicho-grande; - baldrana; - bardana-maior; - erva-dos-pega-massos; - gobô; - labaca; - lapa; - orelha-de-gigante; - pegamasso; - pegamoço.
Valor energético: 100 gramas de bardana, fornecem 82.4 calorias.
Modo de preparar:   As raízes podem ser cozidas e usadas em ensopados e feijões, por exemplo; - as folhas também podem ser cozidas e usadas como verdura.. Na raiz da bardana, o maior potencial energético está na casca, portanto ela não deve ser retirada, para que não se percam as suas potencialidades. Remova bem a terra, escovando, mas não descascando. Durante o cozimento, a coloração escurece, o que é normal, devido ao ácido tânico, uma substância sem sabor e inofensiva ao organismo. Para evitar isso, basta deixar a raiz de molho em água com algumas gotas de limão.
Indicações terapêuticas: A bardana tem espantosa atividade terapêutica, sendo indicada como: - fortificante; - estimulante do sistema nervoso; - anti inflamatória; - analgésico; - estimulante do couro cabeludo; - útil no combate à bronquite; - calmante; - diurética; - antianêmica; - auxiliar no tratamento de cálculos renais e biliares; - normalizadora da glicemia em diabéticos, devido ao princípio ativo contido nas raízes (inulina) que estimula o pâncreas na produção de glicose. Partes da planta que podem ser utilizadas: Folhas: são esmagadas e aplicadas em forma de cataplasma (para doenças da pele, devido à sua ação bactericida).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário